Museu do Mundo é o nome do projecto cuja principal missão é contribuir para a construção de uma ética planetária, enquanto capacidade de crescimento e evolução do Ser Humano, respeito pela diversidade cultural da humanidade, pela preservação do ambiente natural e social, criando condições de tolerância, de união entre os povos e de uma política de paz.

Ver mais »

01
Nov 09

A organização do projecto Museu do Mundo, embora tenha a sua génese num móbil pessoal, não é um trabalho solitário. Se o seu início foi mesclado por alguma utopia, as investigações realizadas em diversos âmbitos do conhecimento e os contactos estabelecidos com indivíduos e entidades, das mais variadas áreas, garantiram a possibilidade consubstanciar a ideia numa prática.


Também, a consolidação de uma nova lógica nacional e internacional de sustentabilidade da vida do, e no, planeta, a confirmação da necessidade de uma educação para uma cultura de paz, conducente à preservação da Humanidade, associada ao dever individual e/ou colectivo de compromisso para a prossecução do bem comum, definiram o tempo oportuno e originaram as sinergias necessárias para a organização de um grupo de trabalho e para o lançamento do projecto.


Como filosofia guiou-nos a tradição das grandes correntes do pensamento desta comunidade linguística, em que não se pode deixar de mencionar Padre António Vieira, Fernando Pessoa, Agostinho da Silva, Craveirinha, Luandino Vieira, Drummond de Andrade, entre outros.

 

Os desafios de António Nóvoa na área da educação, de Edgar Morin sobre ética e
transdisciplinaridade, de Escolano em etnohistória, de André Michel na vertente da
economuseologia, de Bhabha e Chakrabarty na esfera dos estudos pós-coloniais e de Valleriani sobre estudos transculturais e o conceito de "cidade-mundo", constituíram, algumas, das referências conceptuais substantivas do projecto Museu do Mundo.
O objectivo é que outros se associem a nós neste "club de fãs" do Mundo!

Ana Duarte
Alexandra Battaglia
André Michel
Ana Mestre
Ana Paula Baltazar
António Gonçalves Pereira
Celina Pereira
Cristina Nóbrega
César Tomé
Luisa Janeirinho
Manuel Rodrigues
Maria João Manso
Manuela Pimentel
Pedro Lamares

publicado por museudomundo às 22:35

comentários recentes
Em Goa há um mundo fantástico de coisas para fazer...
Olá Luisa.Adorei o blog.Como gostaria de ter estad...
bom, parece que tenho que ser eu a estrear, para t...
pesquisar
 
blogs SAPO